Devo dizer de início, que hoje lembrei de uma ventania que se deu na Ilhabela uns anos atrás. Aconteceu na época da maré vir as ruas, tirar do chão postos de gasolina, bombas de gasolina, tetos de diversas casas, de postos, etc. Foi uma enchente também que houve, que na Barra Velha (bairro), as pessoas atravessavam com ajuda de outras segurando em cordas.
Claro, que faz um bom tempo que houve, mas,o raio como diz o ditado, eu acho que pode cair duas vezes no mesmo lugar.
Então a partir daí, eu ainda era bem jovem, mas comecei a pensar sozinha, em ser uma mulher prevenida, que diz o ditado que uma mulher prevenida, vale por duas!
Comecei no meu carro: Em todos o carro meu, comecei a fazer uma malinha plástica bem fechada, com os seguintes materiais:
l par de luvas cirúrgicas (para usar com qualquer acidentado que eu possa ajudar)
l tampa a boca cirúrgico.
2 cxs de fósforo
2 isqueiros
l pacote de vela
abridor de lata
colher garfo e faca sem ponta
copo plástico de piscina
vidro pequeno de vinagre (para casos de haver praia com água viva)
2 sinalizadores
É óbvio que sempre é trocado alguma coisa conforme validade. Não é exagero, nem coisas de anciã, são coisas necessárias em casos de urgência.
Aqui na Ilhabela tem uma residência no Sul, que tem uma abrigo subterrâneo, digo, uma casa subterrânea. Quem pode, pode.
Não direi o nome, que a pessoa é bem conhecida no Brasil. E parentes residem aqui na Ilhabela...
Bom, pensando em caso mais sério tipo tsunami:
Devemos ter pastas dos documentos, garrafas de água, fósforos, isqueiros, velas, sinalizadores, pomada hipoglós para ferimentos, barras de cereais (muitas),remédios que vc costuma tomar, muita arnica para casos de machucados internos,merthiolates,e muitas outras coisas que vc decidir e trocando apenas conforme validade, tudo em uma bolsa tipo viagem.
Acho muito sério, principalmente que mora em litorais.
Porque os incrédulos, não sabem que nessa hora, também não devemos ficar nervosos, tentarmos ficar calmos e ir subindo para o ponto mais alto do litoral, no caso de Ilhabela, o morro do Baepí.
De carro até uma parte, larga o carro e sobe no "carcanho"!!!!!! A pé mesmo.
Esperamos, é óbvio jamais acontecer nada, mas o Brasil, tem possibilidades comprovadas de haver tsunami, infelizmente.
Para ao que tirarem baratinho ao ler esse blog, só desejo Boa Sorte.
Foto de Rachel Emi Uyesaka. Texto de Ane 2013