segunda-feira, 11 de agosto de 2014

VEJA PASSADO E O PRESENTE DE UMA RESIDÊNCIA ANTIGUÍSSIMA NA AV PAULISTA EM SÃO PAULO!



Ela é a casa mais antiga sobrevivente dos tempos dos “Barões do Café” na Avenida Paulista. Pertenceu a Joaquim Franco de Mello, que a edificou em 1905 e ainda conserva no pedaço de quintal remanescente um grupo de grandes árvores nativas da Mata do Caaguaçu, outrora senhora de toda a extensão da avenida.
Mansão de grande luxo e imponência, certamente já teve dias melhores. Após diversos usos recentes completamente inadequados como feiras de artesanato e até “festas de arromba” está infelizmente e literalmente, caindo aos pedaços. É possível ver em frestas, seus papéis de parede importados da Europa caindo das paredes. Mas suas árvores, embora senhoras de idade avançada, continuam com boa saúde.
Como vizinha de muro com o Parque Mário Covas é de se surpreender como ainda não foi restaurada e anexada a essa área pública. Ouço há muitos anos desculpas dos governantes nos jornais relatando entraves burocráticos e de espólio dos proprietários como desculpa para o seu abandono. Até quando vamos esperar alguma decisão – quando a velha casa desmoronar e com ela parte importante de nossa história? Ou quando inventarem um novo shopping e torre de escritórios como no finado terreno da extinta Mansão Matarazzo alegando que o imóvel é “irrecuperável”?
Com um novo Centro Cultural no casarão e sua fusão no Parque Mário Covas, ganham todos. A população, o turismo, a cultura e história paulistanas, e também o meio ambiente e biodiversidade.
TEXTO E FOTO DO GOOGLE


FOTO TIRADA ONTEM NA AV.PAULISTA  EM 11 8 2014   CONTINUA LÁ A CASA !!!!! FIQUEI FASCINADA DE VER  !!!   AMEI!!!

ANE 2014 SP AGOSTO