quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

FURACÃO CATARINA: EU ESTAVA LÁ!

No ano de 2004 minha irmã e cunhado, vieram passar uns dias conosco, na nossa ex casa do Perequê.Tínhamos uma empregada mensal, então passamos os dias só nos churrascos, passeios e felicidade!!!!Alícia ainda tinha 6 anos.
Quando minha irmã foi embora, eu Rachel e Alícia, fomos levá-los, já que eu precisava visitar meu apto. em Itapema, ver  como estava as coisas por lá.  Viajamos 9horas até SC!!! maravilha!!  Deixei meus dois cães (eram dois na época) com a mocinha em casa, e estava tranquila.
Chegando lá deixamos Anita e Roberto em Itajaí-Centro, e seguimos para meu apto em Itapema. No outro dia já fui visitar meu irmão que eu amava demais (hj falecido), e minha cunhada e sobrinho!!Tudo maravilhoso! Depois fizemos um almoção para todos e veio Anita com Roberto e o filho dela (que hj é delegado em Itajaí).   Foi muito maravilhoso.
E assim transcorreram os dias, sempre nos falando, eu indo lá, eles vindo em Itapema (pq é perto).
Chegou dia 23 de março, uns 4 dias após nossa chegada, o tempo começou a esquentar demais.A noite liguei jornal, e ví que o jornal de SC estava avisando que um Ciclone passaria em SC!!!! Depois,mais tarde seria, um Furacão!!!!!  Liguei para meus irmãos, eles estavam alertas e assustados, e mandaram nós ir-mos comprar água e comida, vela, fósforos, cigarros, etc.Daí já me assustei,  fui no mercado (uma calor escaldante), e estávamos preparados para o que viesse.Tomei até remédio de pressão alta!!!!!  Alícia, não entendia nada, mas ficava com medo também, e nós a deixávamos bem alegre, disfarçando com desenhos, e olhando a janela....as árvores.... o calor.....
Dia 28 mais ou menos, à noite tipo, na hra do Jornal Nacional, começou a esquentar mais!!! e não queríamos as janelas abertas. Então deixei aberta só a tela da lavanderia.
Fiz café, toddy para Alícia, tomamos café com pão a noite, de tanto terror que já estávamos sentindo...Pensei:Vamos morrer hoje!!!
Meu irmão e irmã haviam me ligado um dia antes, já meio desconfiados...mas nós queríamos ir para casa, e não ficamos lá com eles, e dia 24 então, de dia, começaram os alertas pela TV!!! Aí pensei:-Não vou pegar a BR para Itajaí (são poucos km), pode o furacão chegar, e nos pegar na estrada!
Ficamos de prontidão, suportando com ventiladores grandes, aquele calor infernal,  e olhando pelas janelas, as árvores: Não balançava nenhuma folha!!!!Era sinistro! Tudo estava parado, como num filme de terror....sem barulhos...silêncio total lá fora.
Quando foi umas 10 ou 11 da noite, começou um pequeno vento...De repente deitamos na cama, e pela janela vimos e ouviamos, um barulho muito devagar chegando...e de repente o barulho se tornou como um motor de moto acelarando...E aí veio com tudo, aquele vento infernal literalmente, uma coisa desastrosa, eu não sabia onde colocar Alícia,e tentei colocá-la debaixo da cama, mas ela não quiz.Ela não chorou e nós a acalmava.
Foram mais ou menos, uma  meia hora ou mais esse vendaval assustador, que pretendo em vida, nunca mais ver e sentir!!!!
As telhas de nosso prédio, mexiam, mas não sairam do lugar, graças a Deus!   O prédio é a 100 m. da praia, e a água do mar, "quase" chegou nele!!!
Passamos toda noite, acordadas! o rio que passa do lado do meu prédio transbordou com a água do mar, e de manhã, com a chuva já estava acima das rodas do meu carro que eu havia comprado em 2001!!!!E eu, da janela da cozinha, no outro dia de manhã presenciando a água subir!!!! vinda da chuva e do rio!!! na frente de nosso prédio! atrás do prédio a água não chegou da praia até ele. Só pela frente por causa do rio!!! Abrí porta da sala, e ví uma rã subindo e a água no segundo degrau!!!!Rachel deu uma vassourada nela e ela saiu nadando!!!!  Telefone ficou meio ruim o convencional, e celulares .... a torre havia caido!!!!

Mas, com a graça de Deus, nosso prédio não foi pego, mas na rua detrás....o chão abriu por baixo, e levantou um pequeno restaurante!!! Para sairmos de casa agora, precisávamos dar a volta pela BR e descer pelo outro lado para voltar para ir a mercados, correio etc...Isso durante o tempo que ainda ficamos por lá, porque as pequenas pontes dentro da cidade...haviam sido danificadas!!!

As águas do mar chegaram nas avenidas, longe de meu apto!!!Na ponta de Itapema, danificando o asfalto!

Mas o resto, todo mundo soube, todo mundo ajudou quem precisava ser ajudado, ajuda de todos os estados apareceram...enfim para nós na verdade, foi UM SUSTO ENORME.
Agora, sabemos o que é UM FURACÃO!!!   ( ...e tem gente, que disse que nós só pegamos "rebarbas" do furacão)!!!!!
Se aquilo, foi "rebarba"... imagine se fôsse um FURACÃO!!!!!!!!!!!!!!!

E aí, mais uma aventura na minha vida!!!Ufa!











http://youtu.be/3fItQihX_jw

Nenhum comentário:

Postar um comentário